terça-feira, 5 de abril de 2016

Saúde- Ácido fólico


ácido fólico, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B  necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina
Funções: Necessário ao crescimento e à regeneração das células e à formação dos glóbulos brancos e dos glóbulos vermelhos do sangue, e ao aumento da imunidade. Também previne a má formação fetal, anemia, Reduz o risco de mal de Alzheimer,Ajuda a controlar a hipertensão. 

Onde encontramos:

 Hortaliças frescas, frutas frescas, carne de vaca, leite, ovos, levedo de cerveja, lentilha, espinafre, feijão preto e alho-poró. Ele se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento.
Sintomas de deficiência: Glóbulos vermelhos anormais e divisão celular irregular, anemia, perda de peso e distúrbios intestinais, malformações congênitas, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.

Na gravidez :

O ácido fólico atua na prevenção de anomalias congênitas no primeiro trimestre da gestação. Ele é recomendado na prevenção primária da ocorrência de defeitos do fechamento do tubo neural, que entre os dias 18 e 26 do período embrionário transforma-se na espinha. Defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem no início do desenvolvimento fetal, sendo os principais: anencefalia e espinha bífida. As doses diárias recomendadas são de 0,4 a 0,8 mg no período de no mínimo um mês antes da concepção até três meses ou 12 semanas de gravidez (1º trimestre).
O principal problema desta prevenção reside no fato de cerca de metade das gestações não serem planejadas e, assim, quando as mulheres descobrem que estão grávidas já é tarde para se fazer a suplementação com o ácido fólico. Por este motivo o principal foco é que as mulheres em idade reprodutiva tenham uma alimentação balanceada que contenha alimentos ricos em ácido fólico. As principais fontes deste nutriente são as vísceras, o feijão e os vegetais de folhas verdes como o espinafre, aspargo e o brócolis, além de abacate, abóbora, carne de vaca, carne de porco, cenoura, couve, fígado, laranja, leite, maçã, milho, ovo e queijo.

Fonte: Saúde com sabor, receitas para uma vida saudável Autor:Eunice Leme Vidal, Wikipédia.

Vamos cuidar da nossa saúde amores.
Fiquem com Deus
Beijinhos 
Até o próximo post

0 comentários:

Postar um comentário