quarta-feira, 6 de abril de 2016

Por que as crianças precisam de limites?

 
                                                              Imagem: clubinho tilin


Oie amores,tudo bem?
Hoje vim falar um pouquinho sobre um assunto que é mais fácil falar do que praticar, e não é porque não queremos e sim porque é muiiiitoooo difícil. Vamos lá ??

Nós como pais devemos dar limites aos nossos filhos desde que nascem, muitos de nós negligenciamos isso nos primeiros anos de suas vidas, acreditando que eles não compreendem as regras estabelecidas no lar. Mimando-os demais, pensamos que estamos agindo corretamente, mas desta forma, acabamos prejudicando seus desenvolvimentos. Não devemos mima-los e satisfazer os seus caprichos. Devemos ser firmes para termos resultados positivos em seus desenvolvimentos. Devemos estabelecer regras e limites, para que não se sintam inseguros em relação a vida, pois com isso, sentirão dificuldade para lidar com as perdas e frustrações.

Vou contar pra vocês um pequeno trecho do livro que estou lendo, Limites para ensinar aos filhos.

O autor conta que foi na casa de um casal de amigos Allison e Bruce. Sabe aquela mãe "dedicada" que faz "TUDO" para os filhos? pois é, a Allison era assim.

Eles tem um filho ,Cameron de quatorze anos. Lá na casa do casal ele conta que Allison foi cuidar dos afazeres e Bruce foi atender ao telefone, então foi ver se Allison precisava de ajuda e reparou que a voz dela vinha do quarto de Cameron, chegando lá, ele testemunhou uma cena que o deixou de boca aberta. Ela estava arrumando a bagunça do quarto de seu filho de quatorze anos.(Bem grandinho por sinal, né?)

E então, perguntou: - O que esta fazendo?

Ela respondeu: - Estou arrumando o quarto de Cameron. O que Acha que estou fazendo?

Ele questionou: Está fazendo o que?

Ela - já disse. Estou arrumando o quarto dele. Por que você está me olhando desse jeito?

O autor descreveu a imagem que veio na mente dele. -Nada, apenas estou com pena da futura esposa de Cameron.

Allisson parou e pensou um pouco e depois saiu apressada.

Quando ele saiu a viu no corredor pensativa, sem saber o que falar, ficou calado. Depois de um certo momento, 

Allison disse: - Nunca havia pensado por este ângulo. 

Voltando para nós, pois esta situação se repete com muitas mães, não vemos que estamos prejudicando nossos filhos pelo simples fato de arrumar o quarto ou pegar o que eles largam jogado pela casa. Acreditamos ser um ato de amor, por que estamos "cuidando" de quem amamos, mas se fizermos tudo pelo nossos filhos, eles não serão preparados para vida, estarão acostumados a terem tudo nas suas mãos, e não saberão correr atrás de seus objetivos, não se acostumarão a idéia de receber um não. 

A criação dos filhos requer vários tipos de intervenções, tem hora para ajudar,para não se envolver e para ser rígido. 

Fazemos isso intencionalmente ? Ou agimos sem pensar? Somos movidos por sua própria personalidade,criação, pela necessidade do momento ou por receio de algo?

Temos que saber dizer não para eles, desde pequenos, então assim estabeleceremos seus limites. 

Os filhos tem que ter obrigações, sejam, arrumando o quarto, guardando os sapatos ou fazendo a lição de casa e é nossa obrigação cobrar a parte deles,para que assim eles aprendam a lidar com as regras da vida. 

  • Caso não cumpram o que for mandado, tire algo que eles gostam muito. 
  • Estipule um tempo para realizarem suas tarefas, não cedam as chantagens, conversem muito, deixe claro a consequência, caso não as cumpram.
  • E se vocês disserem não, não voltem atrás.
  • Peçam sem gritar,mas falem com autoridade.
  • Não falem se não for cumprir.
  • Elogie-os quando cumprirem suas tarefas. 
  • Não barganhem com seus filhos para eles cumprirem as tarefas, chantageando-os por alguma recompensa em troca , nunca façam isso, as tarefas são obrigações deles, no futuro irão te agradecer.
Essas são algumas dicas.

Lembrem-se sempre que seus filhos inspiram-se em vocês.

A criação dos filhos não se limitam ao momento presente. Vocês estarão preparando seus filhos para a vida.

Como nossos filhos irão ter uma boa vida profissional e pessoal no futuro, se não solidificamos seus caráteres desde a infância?